quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

SE NÃO DÁ PARA RE-UTILIZAR VAMOS COMPOSTAR!


Muitas vezes, por diversos motivos, em nossas casas não conseguimos reutilizar os alimentos que produzimos, ou seja, ele acaba indo para o lixo!  

Diante disso, não se preocupe, temos a solução:


A compostagem é um processo de reciclagem natural que vai decompondo até atingir a última fase, composto (material escuro semelhante ao solo).

É um processo de reciclagem da matéria orgânica, isto é, dos resíduos sólidos orgânicos. Ao reciclá-los, transforma-os num composto rico em nutrientes excelente para o desenvolvimento de plantas, jardins e relvados. Canaliza-os com destino útil evitando a sua acumulação em aterros.

O composto enriquece a característica dos solos ao alterar-lhes a estrutura, evitando uma erosão mais rápida, sejam em solos arenosos ou argilosos. A ação do composto facilita a retenção de umidade e nutrientes reduzindo consideravelmente o recurso a fertilizantes químicos. 

                                        E COMO OCORRE A COMPOSTAGEM?



 
O QUE É UMA COMPOSTEIRA?

É uma estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente as feitas em locais pequenos possui proteção feita com tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim.
 
QUAIS RESÍDUOS PODEM SER DESCARTADOS?


 QUAIS OS BENEFÍCIOS?

 -> Dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo;

-> Gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismos;


-> Aumenta a retenção de água pelo solo.

POSSO FAZER A COMPOSTAGEM EM CASA?
 
 SIM!!!
Você também pode fazer sua compostagem em casa, elas podem servir de adubos para suas plantinhas, árvores da sua rua e região!

Fazer a compostagem caseira é super simples, veja!
Com isso:  

Você reutiliza ao máximo todos aqueles alimentos que iriam para o lixo! 

Reduz a quantidade de lixo produzido!

Com o adubo poderá fortalecer plantas e árvores! 


LEIA MAIS SOBRE COMPOSTAGEM E TIRE SUAS DÚVIDAS:




 

   

18 comentários:

  1. Fiz isso uma vez na escola e achei super bacana.
    Os professores, principalmente do fundamental deveriam adotar essa estratégia nas aulas de ciências para criançada criar esse hábito sócio-ambiental dentro de si, seria uma boa!

    ResponderExcluir
  2. hahaha, eu também fiz isso na escola e lembro foi a sensação da galera.
    Acho que isso se perdeu ao longo do tempo, e é uma pena, pois essa atividade é simples e super ecológica e fundamental pro entendimento da natureza, preservação e sua importancia.

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz! Mas não levei a diante, infelizmente. Foi uma época muito boa e muito construtiva. Legal saber que tem cursos on line pra isso. Muito bacana. O melhor é que são práticas que dá pra fazer em casa mesmo e é super tranquilo e limpo.

    ResponderExcluir
  4. Dica mais do que válida. Simples e muito sustentável. Cultivemos a vida para termos sempre recursos da natureza ao nosso dispor!

    ResponderExcluir
  5. Sustentabilidade = COMPOSTAGEM!!!
    Tem algo que resuma melhor do que ser sustentavel fazendo compostagem? É a natureza agindo :-)

    ResponderExcluir
  6. Acho lindo essa idéia de compostagem. É demaos como o lixo pode ae tornar fonte de vida!! A natureza é perfeita mesmo!! Demais!

    ResponderExcluir
  7. Não sabia muito sobre compostagem...da até pra tentar algo em casa. Minha mãe ia adorar...temos uma floresta aqui em casa..hehehe

    ResponderExcluir
  8. O tema compostagem deveria fazer parte do curriculo escolar do ensino independente se é particular ou do estado. Devemos ensinar as crianças desde pequenos que preservar a natureza é fácil e simples! Parabéns pela iniciativa pessoal do blog.

    ResponderExcluir
  9. Tem até curso? Que legal! Acho interessante esse negócio de compostagem. Vi uns comentários ai em cima falando de incluir esse tema nas escolas e acho realmente interessante pois dessa forma, na prática, os professores poderiam mostrar ao vivo como o lixo poder ser útil pras vida das plantas.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal da Fundação parabéns pelo blog de alto nível com matéroas diversas e interessantissímas. É de projetos assim que precisamos para o mundo melhor!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela iniciativa desse blog!
    Compostagem é o meio mais prático e sustentável de produzirmos menos lixo e mais meios de vida e nutrientes naturais para as plantas, ou seja, para quem hortas e derivados é o melhor jeito de sobrevivência.
    Interessantissímo esse post e legal saber que tem cursos de compostagem!

    ResponderExcluir
  12. Compostar é uma idéia e atitude maravilhosos, mas pense, não adianta a pessoa fazer compostagem se ela joga lixo na rua, gasta em alimentos desperdiçando boa parte, não educa seus filhos pra preservar a natureza e assim vai, a educação ambiental deve ser ensinada, cultivada e desenvolvida do berço, por isso, comecemos e engatinhemos com nossos filhos, pois somos exemplos pra eles. Fica a dica!

    ResponderExcluir
  13. Na natureza nada se perde, tudo se reaproveita, basta apenas ter criatividade!
    ÓTIMA DICA!

    ResponderExcluir
  14. Bacana essa dica. Vale a pena pelo fato da economia de produção do lixo e também por ajudar a produzir adubo.

    ResponderExcluir
  15. Curso de compostagem? Deve ser interessante mas sei lá, é tão tranquilo fazer que nem sei se precisa. Mas vale a pena se informar qual a abordagem do curso.

    ResponderExcluir
  16. Nem sabia que compostagem era tão fácil fazer. Super fácil. Fiquei empolgada em ajudar a adubas as plantinhas que minha mãe cuida aqui em casa :)

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo Blog. Um grande abraço e sucesso. Se quiser me visitar - Meu Blog: www.voando-na-arte.blogspot.com.br.

    ResponderExcluir